Skip to main content
75 Years of Porsche
Officially approved Porsche Club 135

Texto: J.Costa e L.Pinheiro

Fotos: A.Branco, C.Oliveira, F.Afonso, F.Crespo, J. Costa, J.Jesuíta, L.Pinheiro e M.Barroso

O Clube rumou à região centro para levar a cabo mais um dos seus eventos formais, o ultimo deste ano. Para tal foi idealizado e levado avante um evento que proporcionasse a todos os associados o que de mais emblemático e recordatório esta região do País têm para proporcionar aos seus visitantes. Depois de uma análise ponderada, a escolha recaiu na Região da Bairrada que deu nome ao evento – Porsche na Rota da Bairrada. O evento, que cedo despertou o interesse dos associados, registou num curto espaço de tempo um record de inscrições, contabilizando-se um total de 53 viaturas participantes, o máximo que a logística permitia.

Os temas do evento foram do agrado de todos, tendo o Clube o cuidado de dar a conhecer aos associados o que de mais nobre esta região da Bairrada pode proporcionar. Neste sentido o espumante foi eleito como tema a descobrir e a apreciar durante o desenrolar do evento. A parte gastronómica teve muitos momentos altos, sendo o Leitão à Bairrada o mais apreciado. A parte cultural e as actividades desportivas, deram um mote completo e muito preenchido ao programa, que primou pela satisfação geral de todos os participantes que não se coibiram de o manifestar ao longo do evento.

O arranque do evento deu-se no magnífico Hotel Palace, na Curia, totalmente restaurado e resplandecente no seu estilo arte nova. Foi escolhido para acolher o evento Porsche na Rota da Bairrada, o que proporcionou uma excelente base para a visita à região vitivinícola da Bairrada. No Sábado de manhã, após a recepção dos participantes e o “briefing” inicial, logo iniciámos um curto passeio até ao Museu do Vinho, em Anadia, onde se realizou uma visita guiada a este magnifico local que retrata as lides e as histórias vitivinícolas da região. Após esta visita foi oferecido pela Rota da Bairrada um espumante de boas vindas, seguido de uma prova de cultura, pontuável para o troféu, colocando à prova a atenção dos participantes sobre os temas visitados no museu.

Mais um curto passeio e chegamos à Adega Campolargo, que pertencente a uma família que ao longo de várias gerações se tem dedicado à produção dos melhores produtos vinícolas desta região.Fomos recebidos com espumante de boas vindas dando-se de seguida início à visita guiada, onde se pode apreciar a excelente adega: Após esta visita deu-se inicio na própria adega a um almoço muito apreciado por todos onde o Clã feminino muito valorizou a decoração, as entradas e demais aperitivos servidos a preceito.

Retemperadas as forças, era a hora de seguir rumo ao Complexo Desportivo da Anadia, onde foi realizada a prova, desta vez de Slalom, pontuável para o troféu. A chuva marcou forte presença, mas o desconforto que provocou nos que assistiam foi compensada pelo divertimento que o piso molhado proporcionou aos apreciadores…O percurso do slalom, muito apreciado por todos, era longo e permitia dar largas a toda a emoção com um percurso misto entre chicana e perícia, pondo à prova os dotes de todos os entusiastas.

Depois da adrenalina, para descontrair e para reforçar o nosso conhecimento do tema deste encontro, nada como regressar ao Hotel Palace para um curso de enologia, intitulado - Introdução aos Espumantes, ministrado pelo Eng. José Carvalheira, reputado Enólogo da região que está associado à produção dos melhores espumantes desta Região. Após a conclusão do curso, que despertou o interesse e a curiosidade de todos os participantes, seguiu-se mais uma prova pontuável para o troféu, desta vez tratava-se de uma prova enológica sobre espumantes, em que os participantes degustaram três tipos de espumantes, respondendo de seguida a um questionário, pondo mais uma vez à prova a atenção dos participantes. Houve muitas surpresas, tendo-se registado um alto grau de conhecimento entre os presentes…

Toda esta actividade não deixou de abrir o apetite para o magnífico e animadíssimo jantar, servido no Hotel Palace. Após o Jantar, seguiu-se um período de animação onde todos os associados puderam dar largas aos seus dotes de dançarinos, concluindo assim o faustoso e preenchido dia de sábado.

O Domingo amanheceu mais soalheiro, proporcionando excelentes vistas no jardim do Hotel. Após o pequeno-almoço, rapidamente rumámos ao Kartódromo de Oiã, para mais uma prova pontuável, desta vez de regularidade em pista. Esta, de início molhada e bastante escorregadia, depressa foi secando ao sol da manhã, proporcionando aos participantes momentos de grande diversão. Todos os aficionados foram à pista e primaram pelo empenho na tentativa de fazerem a melhor prova onde a regularidade em pista tinha um peso decisivo na prova.

O destino seguinte foi às Caves Aliança, em Sangalhos, empresa de renome nacional e internacional e cujas raízes são desta zona. Fomos recebidos com um espumante de boas-vindas, seguindo-se a visita guiada às Caves. Após esta etapa foi serviço um memorável almoço, (leitão à Bairrada) após o qual se procedeu à entrega de prémios, terminando assim este evento de forma memorável e muito aplaudida por todos os associados participantes no evento.

No final todos foram unânimes em afirmarem o seu agrado e satisfação pelo programa e temas escolhidos para o evento.

Clique aqui para ver as Classificações obtidas nas provas disputadas neste evento.