Texto: C. Brízido
Fotos: J.António Matias, Gui Bernardes, A.Torres da Silva, Mário Barroso e C.Brízido
Logo pela manhã, o grupo reuniu-se no Aeroporto. Desta vez, deu-se a possibilidade aos sócios de viajarem desde Lisboa ou Porto, juntando-se todo o grupo em Frankfurt. Daí, seguimos para Stuttgart.
À chegada, lá estava a nossa guia e o condutor do autocarro. Pelo caminho, ainda se viram sinais da presença portuguesa.
O Hotel, um edifício clássico, recentemente recuperado, mostrava entre a sua decoração um quadro alusivo à Porsche.
No princípio da noite, e sob um calor pouco habitual nestas paragens, fomos jantar ao Markethall.
Quinta-feira de manhã, lá estávamos todos com um brilhozinho nos olhos, para vivenciar o que nos levou até lá: a visita guiada ao novo Museu e, de tarde, às instalações da Fábrica.
Lá chegados, era tempo de apreciar a magnífica traça do Museu e fazer as primeiras fotografias. A loja do Museu foi o primeiro chamariz, enquanto aguardávamos o nosso anfitrião da manhã, Mathias Menner, responsável pela coordenação das visitas à Fábrica. Após os cumprimentos no lobby, foram dadas algumas indicações do que se ia passar.
O grupo foi dividido em dois, cada um com o seu guia, seguindo depois para o Museu. Aqui pudemos apreciar os primeiros trabalhos de Ferdinand Porsche, ainda como jovem engenheiro noutras empresas, o 1º Carocha o começo da marca com o 356. Continuando a percorrer os corredores em geito de espiral, pudemos apreciar toda a evolução dos modelos de estrada e competição até aos nossos dias.
Chegada a hora de almoço, entrámos na Fábrica e fomos encaminhados para uma zona privada do refeitório. À nossa espera, estavam a responsável máxima da Coordenação de Clubes, Sandra Mayer, e o coordenador dos Clubes Clássicos, Alexander Klein, que nos acompanharam no repasto.
Após um belo almoço, seguiu-se a visita à Fábrica e à linha de montagem, de que não há naturalmente fotos, ficam só para os olhos de quem foi. Deixo apenas a foto com a guia que nos coube em sorte.
Com os olhos e o coração cheios, foi altura do regresso ao Hotel para descansar.
À noite, o jantar oferecido pela Porsche AG, com a presença do nosso amigo Mathias, da sua namorada e de Cláudia Schaffner, responsável da coordenação de clubes para a Europa.
No final do agradável jantar, procedeu-se à entrega de uma cresta do Clube alusiva à visita e de umas garrafas de Porto Vintage aos nossos anfitriões, que retribuíram com a entrega aos nossos Associados de uma bela miniatura de um Speedster branco, em série especial, com um laçarote nas cores nacionais.
Sem dúvida o coroar de um dia excelente, com grande convívio entre todos.