Skip to main content

Após a viagem de avião Lisboa – Estugarda havia que retemperar forças.

O local escolhido para o Jantar da Porsche Ibérica S.A. foi uma cervejaria típica Alemã, onde a produção era caseira...

…sendo efectuada uma descrição do respectivo processo de fabrico pelo proprietário.

Nesta ocasião o Associado Honorário do Clube, Volker Spannagel, foi quem teve a amabilidade de efectuar a tradução Alemão-Inglês.

Claro que nem todos optaram pela excelente cerveja da casa… A água seria ainda melhor?

E nada como um pratinho “leve” para aguentar o friozinho que aguardava lá fora.

Na manhã de 6ªF havia que sair cedo …

…do hotel…

... tomando-se o “nosso” autocarro…

…até à Porsche AG.

Já no actual museu da Porsche (o novo só abre lá para finais de 2008), começou o contacto com exemplares bem raros:

um 550 Spyder à escala 1 / 2,3 ,….

… um brutal...

… 935,…

… um 911 Carrera… …

…4 x 4 Paris Dakar,…

…o GT1 vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1998,…

…um Cayman com o motor (e não só) à vista…

…o famoso F1 motor Porsche, junto com um Indy car,…

…um Carocha Split (de dois óculos pequenos atrás),…

… o 959 Grupo B de 1983, ….

… o Carrera GT…

…e o “motorzinho” Porsche de 16 cilindros.

Havia que tivesse especial afecto pelo 944, …

… e às tantas aparecia um futuro clássico, …

… junto de um 356 American Roadster de 1958.

E quem não gosta de estar ao lado do Porsche nº1, de 1948?

Alguns 997’s e Boxsters aguardam fora por dono ou que o tempo passe até terem senha de entrada no Museu. Seguiu-se a visita à linha de montagem de Zuffenhauzen.

Era de encher bem os olhos já que as fotos e filmagens não são permitidas.

À saída de Zuffenhausen uma foto … e não ia haver mais… já que em Weissach as medidas de segurança anti-fotos-espia eram elevadíssimas. Vá-se lá saber porquê… seria por causa de uns veículos “estranhos” que passaram por nós? O almoço no Casino de Weissach também acabou, pelos mesmos motivos, por ser “sigiloso” e as sobremesas escolhidas por todos foram as voltas rápidas à pista de ensaios, como passageiros dos engenheiros de testes. Ficou-se com a “suspeita” que eles já tinham andado antes naquela pista e com aqueles carros...

Fantástico!!!

O excelente jantar da Porsche AG …

… decorreu no Hotel.

No final houve lugar à entrega de lembranças...

…alusivas à viagem e ao Clube,…

…tendo sido entregue a Sandra Mayr, Responsável pela Coordenação de Clubes da Porsche AG …

…e a Joachim Lamla, Director Geral da Porsche Ibérica, placas alusivas à viagem do Clube à Fábrica Porsche.

A ocasião foi aproveitada pelos anfitriões para falarem da realidade Porsche alemã, ibérica em geral e especificamente também a portuguesa.

A manhã de Sábado era livre pelo que o roteiro de visita era à vontade de cada um. Porque não conhecer Estugarda, a sua estação de comboios,…

…a praça …

….principal, …

… o mercado de flores nas traseiras do Castelo,…

... um mercado bem mais simpático em dias de frio, chuva e/ou neve, em que os produtos se encontravam expostos com um requinte quase artístico,…

…e um encontro com um escudo que “não era o que parecia mas que tinha muito a ver!

Pontualmente, às 13h30m, deu-se o reencontro no autocarro…

… que percorrendo paisagens bem verdejantes,...

…ao som das musicas de um certo GPS e das gargalhadas dos animadores da fila de trás,…

…rapidamente se chegou a Tubingen.

Impunha-se uma primeira foto do grupo, …

… seguida de visita …

… guiada à…

…cidade…

…com a sua construção bem típica em vigas de madeira,…

… e alguns elementos atípicos (que acabaram amigos).

E tirou-se uma segunda foto de grupo,…

… junto à Rathaus (Câmara Municipal) de Tubinguen,…

…edifício que se encontra em “estado de concurso”.

Mas outros havia…

… também em excelente estado de conservação.

Chegados à beira-rio…

…já se vislumbravam os barquinhos onde o grupo se ia meter,….

…num final de dia de Outono, bonito, mas muiiiito fresquinho.

Num dos barcos a patente estava bem patente!!!

Noutro havia quem estivesse muito contente com a compra quentinha que tinha feito na Boutique Porsche e alguns arrependidos de não o terem feito também. Este barco tinha musica a bordo, e por pouco o GPS não caía “acidentalmente” à agua, juntamente com o proprietário. A sua sorte é que, dado o equilíbrio instável da embarcação, iriam todos juntos!!!

Neste havia cantor a bordo. Seria alguma canção alemã …

… em honra do seu compatriota que também ia a bordo. Como é bem visível, este barco tinha o centro de gravidade rebaixado.

Após o desembarque a comitiva rumou …

… ao Museu Boxenstop.

À entrada encontrava-se …

…um Carrera 6 (906) …

…em excelente estado de conservação.

Claro que o 911 da Iª serie estava também em muito boa forma …

…bem como os demais veículos: Porsche,...

… Jaguars,...

… Morgan 3 rodas,…

… um F1 March 1970/71 de Ronnie Peterson,...

… até uma Solex.

E eis que no Boxenstop houve direito a uma tradução Alemão-Português feito por uma “Tubingense”.

A nível de brinquedos também havia de tudo.

Os jovens de há 30-40-… anos lembrar-se-ão destas pistas…

…destes carrinhos,…

…e talvez menos destes raros Supertoys.

Posters, …

…anúncios ...

… e até sinais verdadeiros de via férrea (escala 1 / 1!!!).

O jantar do grupo, na companhia de Brigitte Bardot, …

… de posters, de motos, … …

…de automóveis, e de muito bom ambiente, teve todos os ingredientes para um bom fecho de visita.

Claro que no final houve lugar para uma pequena lembrança do Clube para o Associado Johannes Heick que muito contribuiu para o sucesso de mais uma viagem à Porsche AG.

(fotos cedidas por C. Brízido, J. M. Costa, J. P. Cardoso, J. S. Martins, M. Barroso e V. Sampaio)