Dia 1
Assim, no primeiro dia, sexta-feira, a reunião de todo o grupo deu-se no lobby do hotel, cerca das17h, onde para além das boas vindas a todos, foi explicada a orgânica para os próximos dias e a necessidade de dividir o grupo em dois, pois um iria fazer actividades em pista e o outro faria um passeio pela zona do Cabo da Boa Esperança.
Após estas explicações, partimos para o jantar, aprazado para as 19h30, em vários autocarros.
Dirigimo-nos a um aeródromo na periferia da cidade. Aí chegados, pelo meio de aviões e helicópteros com alguns automóveis clássicos e desportivos à mistura (estava a decorrer um certame aeronáutico nesse fim-de-semana), entrámos para um hangar sem qualquer especificação exterior.
Aí dentro, apenas uma exposição de modelos 911 desde o 2.7 RS até ao recente 997. Umas bebidas, uns aperitivos, mas logo se percebeu que o jantar não seria aí. Reparei que ao fundo do hangar havia duas grandes portas, que entretanto abriram e, para surpresa geral, em vez de uma sala de jantar, era uma bancada tipo amovível, em que os bancos tinham cintos de segurança. Um grande ecrã circular na frente a dar as boas-vindas. Primeiro pensamento: vamos ter um simulador…
Inicia-se a apresentação com alguns filmes alusivos aos 911 desde o início até um filme de testes, no Estoril, magnífico na sua concepção. A certa altura, acaba o filme e entra uma música e luzes típicas de que algo se iria passar… Abre-se a parede de fundo do hangar e deparamo-nos com uma pista de aviação, com as luzes acesas e a bancada, para surpresa geral, avança para a pista... Quando toda a bancada está já ao ar livre, começa o espectáculo.
Somos sobrevoados a baixa altitude por três jactos militares, que de seguida fazem uma subida vertiginosa, como para a execução de um looping.
Ainda não refeitos desta passagem, começam a surgir 991s de várias direcções, para a pista. Cruzamentos entre eles a grande velocidade, entradas em slide prolongadas, um verdadeiro bailado automóvel difícil de descrever por palavras. Garanto-vos, foi o maior show automóvel que alguma vez presenciei e o espanto foi geral… Até numa das manobras em que o chefe da equipa, que dirigiu posteriormente as actividades em pista, entra em grande velocidade, luzes acesas, em direcção à nossa bancada. Travagem nos limites e parou a menos de um metro do CEO Matthias Muller, que quase se levantou da cadeira!!
Bem, depois de todas estas emoções, pararam quatro carros para a apresentação estática. De notar que entre todo o grupo, havia muitos que nunca tinham visto o carro real, pois ainda não tinha sido apresentado nos seus países (afinal Portugal até não está tão mal quanto isso…)
Seguiu-se o jantar, num outro hangar ao lado, onde foi montado um excelente buffet, com as mesas pelo meio de alguns aviões antigos. No centro, sobre um palco giratório, o novo 991numa versão Porsche Exclusive amarelo, com interiores, mostradores, cintos, etc, amarelos… Enfim, talvez para os mercados asiáticos.