Texto: J.R. Jesuíta
Fotos: C. Gonçalves, C. Oliveira, J.R. Jesuíta, M.L.C. Silva e R. Araújo
Na manhã de Sábado, dia 7 de Março de 2009, os 37 Porsches que compareceram no encontro concentraram-se no Largo de Stª Mafalda, fronteiro ao Convento de Arouca, onde quem não esteve no “breefing” da noite anterior no Hotel S. Pedro, recebeu a sua documentação.
Presente esteve também uma surpresa do “Centro Porsche Porto”,um Porsche Cayenne a Diesel (fotos 1 - 6).
O programa teve início com a visita ao Centro Histórico de Arouca:
- Mosteiro de Arouca;
- Praça de Brandão de Vasconcelos;
- Capela da Misericórdia;
- edifício da antiga Cadeia;
- edifício antigo do Posto de Turismo (fotos 7 -13).
Seguiu-se a ligação ao Monte da Senhora da Mó, onde se realizou a primeira prova desportiva do programa, a subida em regularidade da rampa da Srª. da Mó (fotos 14 - 26).
Após uma visita ao Santuário da Srª. da Mó e de uma pausa para um beberete, a caravana seguiu para Alvarenga, por uma estrada já conhecida de quem já cá tinha estado em 2007, passando por Canelas (xistos) e o seu Centro de Interpretação Geológico (fósseis marinhos – Trilobites) e pela ponte de Alvarenga, sobre o Rio Paiva (fotos 27 - 35).
A paragem obrigatória para saborear o suculento bife de vitela Arouquesa, foi no também já conhecido restaurante “O Mota” e seu amplo parque de estacionamento… onde couberam muitos cavalos… (fotos 35 - 40)
De regresso pelo caminho inverso, a caravana voltou a atravessar Arouca, passando por locais de interesse como o “Calvário”, antes de comparecer no Centro Desportivo de Arouca, para a prova de perícia, no parque de estacionamento do mesmo (fotos 41 - 56).
No final todos rumaram para o Hotel, onde entregaram as respectivas Provas de Cultura e se prepararam para o jantar ( fotos 57 - 62).
No segundo dia, quando todos se dirigiam para a visita programada ao Museu Municipal… outra surpresa. A presença de uma equipa de reportagem da SIC, com entrevistas e tomada de imagens.
No interior do Museu Municipal, as áreas e salas de exposições Temporárias, geologia, arqueologia e etnografia, demonstraram bem o rico património histórico, natural e cultural da região (fotos 63 -73).
A ligação à Serra da Freita foi efectuada por uma estrada sempre a subir por entre árvores, levando a caravana para o alto das montanhas, sobre um espectacular tecto baixo de nuvens, proporcionando vistas fora do vulgar, atravessando locais pitorescos como a aldeia do Cando e provocando o encontro inevitável com as vacas de raça Arouquesa (fotos 74 - 82).
A segunda e última regularidade do programa, na Serra da Freita, levou os participantes até ao “Refúgio da Freita”, no Parque de Campismo, para uma pausa e outro beberete que serviu para reagrupamento.
Na ligação a Arouca efectuou-se uma paragem obrigatória para admirar a famosa queda de água da Frecha da Mizarela, onde o Rio Caima, pouco depois da sua nascente, atravessa várias rochas diferentes: granitos e micaxistos (fotos 83 - 89).
O encerramento do Encontro foi no Hotel S. Pedro, onde nos esperava mais uma surpresa, desta vez proporcionada pela “Garagem Aurora”… um almoço servido na “tenda de banquetes” do jardim… e a habitual entrega de troféus (fotos 90 - 108).
O Encontro foi possível graças à excelente organização do Rotary Club de Arouca que mais uma vez depositou em Sérgio Almeida, bem ajudado por Fernando Almeida, seu pai e pelo associado António Torres da Silva, a Tarefa da montagem e coordenação de todo o evento.
Agradecimentos também à Câmara Municipal de Arouca, ao Geoparque Arouca, à Porsche Ibérica e ao Centro Porsche Porto, pelos seus apoios.
Este encontro contou para o Troféu Clube Porsche 2009.
Clique aqui para ver as Classificações obtidas nas provas disputadas neste evento.