Skip to main content

Na 5ªfeira, após um almoço de acolhimento no Hotel Castellani, que nos serviu de base, segui-se uma sessão de trabalho que durou até às 18:30h, onde foram apresentadas as actividades deste ano, questões de ligações e cooperação entre os clubes e as perspectivas para o próximo ano.

Na sexta de manhã, após uma apresentação acerca de pneus especialmente produzidos para a Porsche, por parte de um responsável da Michelin, foi feita uma breve apresentação do novo Cayenne, que iríamos conduzir durante o dia. No fim da reunião, soubemos que iria haver uma surpresa durante o dia... e que surpresa!!!!

Percorridos alguns quilómetros, à saida de Salzburgo seguimos por um bairro entre vivendas, ao modo alpino, até entrarmos num portão particular e pararmos por entre um relvado bem tratado. Ordem para entrar no alpendre da linda casa, onde à nossa espera estava o proprietário, apenas o Sr. Hans Peter Porsche, um dos filhos de Ferry Porsche!!!

Após umas breves palavras de boas vindas, passamos à gruta de Ali-Baba, nada mais que a sua colecção de automóveis. Desde os 3 modelos de jipes aos vários 356, o 904 GTS ( 1º carro desenhado pelo irmão F.Alexander ), um mítico 550 ( onde o J.L. teve a lata de pedir para se sentar...), 911S, 996 GT2, vários modelos Porsche Design, 3 modelos de tractores, 2 Carreras GT, um 997 ,Turbo Cabrio (o seu daily-driver), e um VW pão-de-forma com uma decoração pelo pintor Thomas Sabo e adquirido num leilão de caridade.

De referir que os seus carros particulares são maioritariamente, como podem ver nas fotos ( 356 cabrio, 904, GT2, Carrera GT, Turbo Cabrio ), vermelhos... segundo o próprio, a cor que melhor liga com carros desportivos !!!!

Num recanto, o modelo do veleiro desenhado e construído pelo avô em 1947, de seu nome SIA, todo em madeira envernizada, que nos descreveu apaixonadamente. Sendo o "marinheiro da família", foi a ele que coube a herança. Após uma total recuperação em 2006, veio a arder totalmente em Abril de 2009, com outros 14 na mesma marina, e de que restou apenas um hélice.

As paredes forradas com fotos, cartazes, centenas de miniaturas, vitrinas com pins, emblemas de todos os tipos, enfim, um mundo de recordações.

Após varias explicações e centenas de fotos de um espólio inacreditável e cheio de história, fomos presenteados com um livro da autoria do filho, Daniel, que tb esteve presente na recepção.

Escusado será dizer, dificilmente nos retiraram de lá...

Após o almoço, foi a vez de mais um trajecto pelas estradas dos Alpes até Zell am See, sede da Porsche Design desde 1974 e local onde vivem ainda hoje alguns elementos da família. De notar que ao lado da casa de Ferdinand Alexander está o mausoléu da família,( ambas visíveis do terraço da P. Design ), onde estão sepultados todos os elementos falecidos, desde o Prof. Ferdinand Porsche, os filhos Ferry e Louise e os respectivos cônjugues, entre outros.

À chegada à Porsche Design fomos recebidos pelo seu Director-Geral, Roland Heiler, que após algumas explicações nos fez uma apresentação da empresa, os seus objectivos, os múltiplos produtos já desenhados e comercializados e as bases do design aplicadas.

Foi a vez de passar a visitar os vários estúdios de desenho, de que por razões óbvias não pudemos fotografar.

Pelo caminho fomos obervando várias peças em exposição, desde bicicletas, motos, maquetes de barcos, artigos de escrita, relógios, skis, enfim uma multitude de objectos para todas as aplicações.

Com grande prazer, o terminus da visita foi o gabinete de trabalho do próprio Ferdinand Alexander Porsche, que apesar da idade ainda aí se desloca de quando em vez para apreciar e opinar sobre os estudos em execução.

Para descansar um pouco das emoções, nada melhor que um excelente lanche, onde aproveitamos para colocar umas últimas questões a Mr Heiler, que demonstrou uma simpatia e paciência sem limites.

Terminada a visita e feitas as despedidas, rumamos à propriedade de Ferdinand Alexander Porsche, onde pudemos visitar e prestar uma singela homenagem à memória do Prof. Porsche e do filho Ferry.

Pena foi que devido ao adiantado da hora não fosse possível ver a colecção pessoal de automóveis do proprietário, que pelo número e qualidade parece não ficar muito a dever à do irmão.

Enfim restava regressar ao Hotel e saborear todas as emoções do dia.

Na sequência do programa, no sábado de manhã, fizemos uma breve visita pela cidade de Salzbourg, aproveitando um sol radioso que ajudava a aquecer a alma. O resto do dia foi passado nas reuniões previstas, com o rigor germânico não permitindo grandes devaneios.

O Presidente do Porsche Club França, Gilles Tixier, falou um pouco acerca do próximo Porsche Parade, a ser realizado em França, em JUN12 e ofereceu um DVD com fotos e alguns vídeos da recente Le Mans Classic, onde estivemos, pelo que fez um agradecimento expresso ao Porsche Club Portugal por essa razão.

À noite, teve lugar o jantar de despedida, no Restaurante típico Stilftskeller St. Peter.

À chegada fomos uma vez mais recebidos por Hans Peter Porsche e esposa.

Na parte final do agradável jantar, foi tempo para alguns discursos e agradecimentos.

O grupo dos Clubes Porsche Europa, como sinal de agradecimento pela recepção que nos proporcionou e em homenagem à passagem dos seus recentes 70 anos, ofereceu um ramo de flores à esposa e um donativo para uma escola de crianças com problemas sociais, apoiada e dirigida pelo filho Daniel Porsche.

Claro que uma oportunidade destas acaba por ser sempre marcante, pelo que rapidamente as bandeirolas das mesas começaram a desaparecer para serem autografadas pelo nosso anfitrião.

Pela nossa parte, conseguimos um estandarte e uma ementa autografada e oferecemos um pin do Clube, que me garantiu irá juntar-se à sua vasta colecção, que pudemos apreciar durante a visita.

Já na parte final do jantar, tive a oportunidade de conversar alguns minutos com o Sr Peter Porsche, nomeadamente acerca da sua colecção privada de automóveis, demonstrando uma vez mais a sua grande disponibilidade e simpatia .

Sem dúvida foi o fechar da reunião com chave de ouro.

Carlos Brízido

Presidente

Porsche Club Portugal

Connect with Porsche Club Portugal